Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Casos de depressão no desporto de alta competição

por Radiografia Desportiva, em 10.11.15

Muitas pessoas quando pensam na vida de um atleta de alta competição (seja de que modalidade for), dificilmente associam estados depressivos ou outras patologias. Mas nem tudo é um mar de rosas.

 

O principal problema neste tipo de população, muito provavelmente, debate-se com o autoconceito e autoestima. O autoconceito, refere-se à maneira como a pessoa se vê a si própria. Pode ter autocomplexidade alta ou baixa, pois inclui diferentes identidades (uma pessoa não é só a sua profissão). O autoconceito não é o mesmo que autoestima, que corresponde à avaliação que fazemos de nós próprios e que se associa às crenças que temos em relação a nós e quando está reduzida, pode estar associada a depressão.

 

É evidente que há uma forte ligação entre desporto, saúde física e psicológica e se nos concentrarmos apenas numa delas, corremos o risco de deixar escapar informações importantes e alguns traços comportamentais pouco comuns.

 

A contundente influência restritiva que a sociedade exerce sobre os "atletas de televisão", limita as suas possibilidades de atuação, maioritariamente a nível social, oprimindo-os sob os modelos e padrões de "exemplo". Esse rigor levado ao extremo, pode levar a casos de má memória para todos.

 

Robert Enke, guarda-redes internacional alemão que jogou três temporadas no Benfica e que também atuou pelo Borussia Mönchengladbach, Barcelona, Fenerbahçe, Tenerife e Hannover 96, suicidou-se no dia 10 de Novembro de 2009 (faz hoje 6 anos) numa linha de comboio, depois de um longo período associado a depressão. O atleta sempre foi conhecido internamente por ser perfecionista e tinha sempre medo de falhar.

 

csm_44118-85699121_d8c2cbbe10.jpg

 

Ian Thorpe, atleta mundialmente conhecido, também passou grande parte da sua vida afetado por uma depressão (segundo relata a sua autobiografia). O pentacampeão olímpico em natação, admitiu no seu livro que planeou o suicídio por diversas vezes e que houve alturas em que bebeu grandes quantidades de álcool para conseguir gerir as mudanças de humor que tinha.

 

Ian-Thorpe-007.jpg

Ser atleta de alta competição, não é fácil. O conceito de desporto de alto rendimento está relacionado com um elevado cariz de exigência, que nem sempre é gerida da melhor forma por todos.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:02



Mais sobre mim

foto do autor


Facebook


Endereço eletrónico

radiografiadesportiva@gmail.com

Calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog